Comendo sem açúcar

O aumento do consumo de açúcar é uma das maiores causas de doenças ocidentais que hoje tomam formas epidêmicas, como obesidade, diabetes e câncer . Comendo menos açúcar, você pode proteger sua saúde e também melhorar sua qualidade de vida.

O açúcar refinado é um produto que não ocorre na natureza, mas que atualmente é usado com grandes quantidades em nossa dieta. Quando o açúcar é extraído de uma fonte natural (como a beterraba sacarina), ele é despojado de todas as substâncias saudáveis ​​naturais (fibras, vitaminas, minerais), de modo que apenas o açúcar permanece. As fibras e gorduras nos alimentos fornecem uma ingestão controlada de açúcar em seu corpo, o açúcar refinado é processado muito rapidamente.

Seu corpo não sabe como lidar com o açúcar refinado, causando todos os tipos de problemas. A longo prazo, o consumo excessivo de açúcar pode levar à fadiga , infecções (como a cândida) e até mesmo às doenças mencionadas. Mas como sempre, você tem uma escolha. Você pode escolher menos açúcar, e nós temos dicas para você!

1. Não se deixe enganar: leia os rótulos!

O açúcar vem com muitos nomes. Para o seu corpo, no entanto, é sempre igualmente tóxico. Você quer comer sem açúcar? Quando você come produtos que são produzidos em uma fábrica, é importante ficar em guarda.

Veja sempre o rótulo. A lista de ingredientes é classificada por quantidade. O primeiro ingrediente da lista é automaticamente o mais presente no produto. Quando você vê que o açúcar é um dos três principais ingredientes, então você sabe que ele está presente em grandes quantidades. Por favor, note que você raramente encontrará a palavra “açúcar” em um rótulo. Os fabricantes usam dúzias de “pseudônimos” que chegam à mesma coisa: açúcar refinado.

Abaixo estão algumas variantes comuns de açúcar:

  • Açúcar
  • Dextrose
  • Açúcar Basterd
  • Xarope de frutose glicose
  • Frutose
  • Xarope de frutose
  • Açúcar mascavo
  • Xarope de glicose
  • Xarope
  • Açúcar invertido
  • Açúcar Granulado
  • Melaço
  • Açúcar de cana
  • Etc.

Seja informado pela embalagem se você quiser comer sem açúcar. Assim, você logo chegará à conclusão de que seu café da manhã ‘saudável’ com muesli crocante é rico em açúcar. Você quer banir o açúcar refinado do seu café da manhã? Em seguida, mude para muesli ou mingau de aveia e adicione frutas frescas. Sim, a fruta é doce e contém açúcar, mas porque você come o açúcar em sua forma original é muito menos prejudicial do que o doce cruesli.

2. Cozinhe-se com produtos frescos

Quando você cozinha você sabe exatamente o que entra em sua comida, e isso é importante se você quiser comer sem açúcar. Faça seus próprios molhos, seus próprios molhos de salada e suas próprias sopas. Refeições prontas são cheias de açúcar (e sal, aditivos e conservantes). Se você não colocar açúcar em sua sopa de tomate, então você tem certeza de que não está nele!

3. Beba café e chá sem açúcar

Você está acostumado a açúcar em seu café e chá? Tente lentamente se acostumar com menos doçura, reduzindo silenciosamente a quantidade de açúcar. Você realmente não pode sem doçura em seu café e chá? Em seguida, mude para um adoçante saudável (veja a dica 5).

4. Pare de beber refrigerantes e sucos de frutas de supermercado

O refrigerante é saboroso, mas não é bom para o seu corpo. Isso também se aplica a sucos como os Dubbelfrisss e os chamados sucos de frutas “naturais” em ternos.

Não use essas bebidas como sua bebida padrão, mas use-as como exceção. Beba água, água com gás, chá verde e café.

5. Não seja tentado a todos os tipos de alternativas de açúcar!

Os edulcorantes são extratos com sabor adocicado, sem os efeitos negativos do açúcar. Existem diferentes adoçantes no mercado, mas há poucos adoçantes que podem ser chamados de saudáveis. Muitos adoçantes podem até ser particularmente prejudiciais ao seu corpo.

Adoçantes que são adicionados a produtos leves, como refrigerantes e iogurte de frutas sem açúcar são potencialmente prejudiciais ao seu corpo (como aspartame e sacarina). São aditivos químicos que, segundo muitos pesquisadores, você traz ainda mais longe de casa. Uma alternativa natural e saudável ao açúcar é a estévia. Um extrato feito da planta stevia (também para venda em lojas como Intratuin). A estévia pode ser usada em seu café ou chá, e também em pratos e assados. No entanto, a estévia tem um sabor amargo.

Outra alternativa natural é o mel. Mel natural jogado a frio (disponível em lojas de alimentos naturais como os Jardins) contém muitas substâncias saudáveis. Isso não significa, no entanto, que você pode comer mel sem restrições. É mais saudável que o açúcar, mas ainda é rico em açúcar. Então use-o com moderação! Isso também se aplica ao xarope de agave e xarope de bordo.

Se você quiser comer sem açúcar, trabalhe com frutas inteiras. Processe, por exemplo, banana em seu cozimento ou datas, em vez de açúcar. Ou adoçar sua sobremesa com frutas vermelhas (possivelmente do freezer). Nice e muito mais saudável.

6. Evite açúcar como alimento de conforto

Quanto menos açúcar você conseguir, menos açúcar você terá. Você não está se sentindo bem em sua própria pele? Não tente pegar produtos contendo açúcar. É tão tentador usar uma caixa de sorvete lá dentro. Lembre-se, no entanto, que aquele sorvete só vai te levar mais longe de casa.

Quanto mais açúcar você come, mais açúcar seu corpo quer. Então vá em frente com legumes e frutas. Faça lanches saudáveis ​​para si mesmo, como vegetais com molho húmus ou salada de frutas frescas.

7. Não pressione, mas misture!

Você quer beber frutas frescas? Não pegue o espremedor por padrão, mas faça o seu melhor para obter a fruta o mais completa possível. Você pode fazer isso fazendo sucos.

Quatro maçãs são processadas rapidamente em um copo de suco de maçã. Bom, mas você nunca seria capaz de comer quatro maçãs. Então você pega o açúcar de quatro maçãs sem o nutritivo que as maçãs têm para lhe oferecer. Normalmente você nunca teria quatro maçãs de distância!

Quando você faz sucos você obtém a fruta completa, incluindo todas as boas fibras e outros nutrientes. Você quer torná-lo ainda mais saudável? Então faça sucos verdes !

8. Coma menos açúcar!

Os carboidratos rápidos encontrados no pão, massas, batatas cozidas, batatas fritas, arroz e produtos similares são como açúcar para o seu corpo. Os carboidratos são tão fáceis de absorver que têm quase o mesmo efeito que o açúcar refinado. Você realmente quer se beneficiar de uma vida sem açúcar? Então coma drasticamente menos pão e outros “alimentos básicos”. E se você comer, opte sempre pelas variedades de trigo integral (pão integral, batata com casca, arroz integral).

O que você pode comer? Vegetal! Vegetal é cheio de nutrientes e protege seu corpo contra (quase) qualquer coisa que você não queira. Comê-los em grande número e ver como sua saúde progride aos trancos e barrancos.

Você merece uma vida com menos açúcar

Comer menos açúcar nem sempre é fácil, mas vale sempre a pena. Quanto mais você está ciente do açúcar em sua dieta, mais fácil se torna fazer escolhas saudáveis.

Não se concentre em tudo o que você não pode comer de si mesmo, porque isso não te faz feliz. Concentre-se em todos os benefícios que uma vida sem açúcar implica: mais saúde, mais pele bonita e mais energia !